terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pisos de Madeira

Conforto e longe da umidade!


Assoalho
Ele costuma ser o sonho de muita gente, por dois motivos: conforto térmico e durabilidade ­ que pode chegar a 30 anos, ou mais, quando bem aplicado. A variedade de medidas também é bem-vinda: as tábuas de madeira maciça sempre têm 2 cm de espessura, com largura e comprimentos variáveis. O comprimento oscila entre 2 e 6 m. Instalação: pede contrapiso rebaixado, geralmente em 2 cm, impermeabilizado, plano e bem curado (entre 30 e 50 dias, mas isso depende de fatores como clima e composição do cimento). As réguas são parafusadas diretamente no chão ­ em alguns casos, recomenda-se também colar ­ ou aplicadas sobre barrotes, que são tiras de madeira chumbadas em intervalos de 30 a 40 cm, com vãos preenchidos de argamassa. Fixada, a madeira é lixada, calafetada e preparada para receber o acabamento (à base de solvente ou de água), com efeito fosco ou brilhante. Algumas empresas vendem o assoalho pronto para instalação, revestido de uma película protetora feita de dióxido de alumínio. Não precisa lixar nem passar resina.
 
Planeje-se
• Instalação ou restauro de piso de madeira (assoalho, taco e parquê) trará poeira e cheiro de resina. Fique fora da casa por 20 a 30 dias.
• Colocar barrotes ou preparar o contrapiso aumenta em 20% o orçamento.
• Mesmo em apartamento, impermeabilize o contrapiso, segundo Geraldo Zenid, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).
• Calcule em 10% a perda de material, na colocação reta.
• Içamento das tábuas em apartamentos deve ser previsto. Verifique se a própria instaladora oferece o serviço, com seguro total.
 
 
Manutenção: No dia-a-dia, bastam vassoura de pêlo e aspirador, segundo os fabricantes. Panos úmido não é recomendado porque a madeira absorve água e incha. Quando seca, volta às dimensões originais. Esse vai e vem prejudica o verniz e deixa o piso com aparência craquelada. Nesse caso, o jeito é fazer uma raspagem e reaplicação da resina.
Vantagens: conforto térmico e durabilidade – que pode chegar a 30 anos ou mais, quando bem aplicado.
Desvantagens: A instalação ou restauro deixam cheiro forte de resina, é preciso ficar fora de casa por 20 a 30 dias. Não permite que o chão seja lavado.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recadinhos